As rotinas de um contador e de um profissional paralegal são bastante semelhantes no que se refere à prática de atos necessários para a manutenção da legalidade administrativa, fiscal e societária das empresas. No entanto, os profissionais paralegais possuem uma formação jurídica para uma atuação mais abrangente, considerando a grade curricular do profissional dessa área, já que é necessário ter conhecimentos, por exemplo, em Direito Administrativo, Tributário, Societário, Empresarial, Cível e Trabalhista.
Já o contador, é um profissional que cuida das questões financeiras, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Ou seja, ele fica restrito, formalmente, ao campo econômico. Destarte, sua responsabilidade incide sobre os cálculos e a emissão das guias de impostos a serem pagos, auditorias contábil e atuária diretamente relacionadas a seguros, previdência, capitalização e investimentos, controladoria para auxílio dos gestores nos processos de decisão através do controle fiscal, financeiro e de desempenho.
Outra grande diferença é que o profissional paralegal, por meio da competente atuação perante todos os órgãos públicos brasileiros, conhece, como nenhum outro profissional, as rotinas burocráticas inerentes aos procedimentos processuais e administrativos diante dessas instituições. Assim, ele sabe lidar, estrategicamente, com os processos que tramitam nestes órgãos, a fim de garantir rapidez, eficiência e precisão nas esferas dos governos federal, estadual e municipal.
É fundamental destacar que a legalidade da atividade empresarial está relacionada diretamente à subordinação às regras e normas impostas pela legislação empresarial nacional, com o intuito de garantir a perfeita sintonia e adequação a tais regras. Com vistas a este preceito, os profissionais paralegais estão preparados para adequar e manter, por meio de ações estratégicas e necessárias, a legalidade da atividade empresarial.
Nesse sentido, esses profissionais possuem competências para fazerem a emissão de todos os documentos, inscrições, cadastros, alvarás e licenças. Além disso, eles estão aptos a atuarem perante diversos órgãos. Veja alguns:
Em resumo, pode-se afirmar que o paralegal é o profissional mais adequado para lhe assessorar na regularidade documental e cadastral da sua empresa, pois ele é capaz de manter a total legalidade da sua atividade empresarial.
Precisando de um profissional paralegal? Fale com a Act Serv: www.actserv.com.br
TEM ALGUMA DÚVIDA OU SUGESTÃO, ENTRE EM CONTATO.